fbpx

Vacinas para gatos: confira o calendário completo

Confira quais as doenças prevenidas pelas vacinas para gatos e quando deve ocorrer a imunização
Vacinas para gatos: confira o calendário completo

A vacinação é essencial para resguardar a saúde dos gatos, protegendo-os contra doenças graves e transmissíveis. Por isso, saber quais as vacinas indispensáveis e quando devem ser tomadas é uma das principais responsabilidades dos tutores.

Doenças prevenidas pela vacinação para gatos

Os gatos estão suscetíveis a diversas doenças virais e bacterianas. Conheça quais podem ser combatidas pelas vacinas:

Panleucopenia

Semelhante à parvovirose canina, afeta o sistema digestivo e imunológico, causando vômitos, diarreia severa e desidratação. Pode ser fatal, especialmente em filhotes.

Rinotraqueíte

Causada pelo herpesvírus felino, essa doença provoca sintomas respiratórios, como espirros, secreção nasal e ocular, além de febre e letargia. Gatos infectados podem se tornar portadores crônicos.

Calicivirose

Outro vírus que afeta o trato respiratório, com sintomas incluindo tosse, espirros, corrimentos nasais, febre, diarreia, falta de apetite, úlceras na boca, dores nas articulações e fraqueza. Altamente contagiosa, requer atenção especial.

Clamidiose

Infecção bacteriana que ataca os olhos dos gatos, levando à conjuntivite persistente. Eventualmente, causa dor nas articulações, febre e fraqueza também.

Leucemia felina (FeLV)

Doença grave e sem cura, que compromete o sistema imunológico do gato, tornando-o vulnerável a diversas infecções. Entre as enfermidades virais, é a que provoca o maior número de óbitos – logo, a vacinação não pode ser relegada.

Raiva

É letal ao afetar o sistema nervoso central e não possui tratamento – igualmente, não tem cura para os humanos, que também podem acabar contaminados. Leva esse nome por provocar um comportamento agressivo e é transmitida pela saliva.

Como as vacinas para gatos funcionam

Todo tipo de vacinação estimula o sistema imunológico a desenvolver anticorpos que previnem doenças. No caso dos gatos, as principais vacinas disponíveis são:

– V3: protege contra panleucopenia, rinotraqueíte e calicivirose.

– V4: inclui proteção contra a clamidiose, além das três doenças da V3.

– V5: adiciona a proteção contra a FeLV, sendo indicada para gatos que convivem com outros felinos.

– Antirrábica: previne a raiva e é obrigatória por lei.

Como é o calendário de vacinas para gatos

A máxima proteção envolve seguir um protocolo adequado, tanto nas doses iniciais quanto nas doses posteriores de reforço.

A dose inicial das vacinas V3, V4 ou V5 deve ocorrer entre 45 e 60 dias, com uma segunda dose entre 75 e 90 dias e a dose final entre 105 e 120 dias.

Já a vacina antirrábica deve ser aplicada a partir dos 3 meses de idade, acompanhada por doses de reforço anuais.

Caso você tenha adotado um gato sem saber se foi vacinado ou não, como nos casos de gatos de rua, leve-o até o veterinário o quanto antes para definir como vai ser o processo de imunização.

Mais do que uma obrigação, vacinar seu gato é um ato de amor e um investimento na saúde do animal de estimação – e da família como um todo.

Na Almanaque Pet, contamos com uma equipe especializada, um ambiente preparado para minimizar o estresse felino e vacinas seguras e eficazes. Proteja seu gato agendando agora mesmo um horário para vacinação!

Compartilhe