Um tutor responsável deve estar sempre de olho em como está o seu animal de estimação para avaliar a necessidade de cuidados médicos. Sobretudo quando uma situação grave se apresenta e o socorro rápido não só alivia o sofrimento do pet, mas também pode ser decisivo para salvar sua vida.
Qual a diferença entre urgência e emergência veterinária?
Quando sabem diferenciar com clareza urgência e emergência veterinárias, os tutores ficam mais tranquilos por saberem como proceder diante das situações – e o bem-estar do animal de estimação fica resguardado.
A urgência envolve situações que requerem atendimento rápido, mas sem risco iminente de vida, como pequenas feridas ou febre moderada.
Já a emergência é crítica e exige intervenção imediata para evitar complicações graves ou até a morte do animal. Nessas situações, é fundamental procurar uma clínica com veterinários capacitados e infraestrutura completa, capaz de realizar exames e procedimentos de alta complexidade – como cirurgias – no menor tempo possível.
Quais situações são consideradas emergência veterinária
Quando a complexidade do quadro é maior e o auxílio deve ocorrer o quanto antes, tem-se uma emergência, como acontece em:
Atropelamentos
Uma situação que, infelizmente, é das mais comuns em clínicas veterinárias. Podem causar fraturas e hemorragias (algumas delas internas, dificultando a identificação).
Sangramentos intensos
Enquanto uma ou mais feridas permanecem abertas, a perda excessiva de sangue tem como consequência um quadro de choque que exige rapidez para intervir.
Convulsões
Muitas vezes acontecem de forma repentina e que surpreende os tutores, acarretando em tremores, salivação, perda de consciência e urina e defecação involuntárias.
Envenenamento
Podendo ocorrer na rua ou mesmo em casa, a Ingestão de substâncias tóxicas, como plantas venenosas, produtos de limpeza e alimentos proibidos atacam o organismo.
Ingestão de objetos estranhos
Os pets adoram brinquedos, ossos ou outros itens que, ao serem engolidos por acidente, podem obstruir as vias respiratórias, assim como o trato digestivo.
Partos complicados
Quando a fêmea não consegue expelir naturalmente os filhotes ou apresenta sinais de dor extrema, a cesárea ocorre para salvar a vida dos filhotes e da própria mãe.
Esteja alerta para identificar uma emergência veterinária
Os tutores devem estar atentos a sinais que indicam que o pet precisa de ajuda urgente:
– Dificuldades para se locomover.
– Mudanças de comportamento, como agitação ou apatia extrema.
– Salivação excessiva.
– Respiração ofegante ou com chiados.
– Vômitos frequentes ou com sangue.
– Inchaços anormais.
– Tremores incessantes.
– Sangramentos contínuos.
– Problemas para urinar ou defecar.
Ao notar qualquer um desses sintomas, o ideal é buscar assistência em uma clínica veterinária para atenção especializada.
Para ajudar nos primeiros cuidados, uma boa recomendação é manter um kit de emergência em casa, contendo itens como: antisséptico, gaze e ataduras limpas para curativos, tesoura de ponta arredondada, soro fisiológico para limpeza de feridas e luvas descartáveis.
O que nunca pode faltar também é o contato da clínica veterinária de confiança, sempre de plantão. Pois a Almanaque Pet com duas unidades: na Cascatinha (região central da cidade) e na Zona Sul.
A Almanaque Pet está disponível 24h para cuidar do seu pet. Entre em contato agora mesmo!