Quem tem cães e gatos já deve ter percebido que, vez ou outra, eles ficam de olho na comida dos tutores. Mas será que eles podem com as mesmas coisas que os humanos? Para descobrir o que é ou não proibido, siga a leitura.
Nada substitui a ração para cães e gatos
A ração é essencial para cães e gatos porque é formulada para atender às necessidades nutricionais específicas de cada espécie. Ela contém a combinação ideal de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais essenciais para os pets.
Substituir a ração por outros tipos de comida pode levar a desequilíbrios nutricionais graves. Por sinal, alguns alimentos humanos contêm ingredientes que são tóxicos para cães e gatos.
Portanto, a ração deve ser sempre o alimento principal, com os demais servindo como complemento para a dieta em certas ocasiões.
Alimentos benéficos para cães e gatos
Na forma de petiscos, existem opções gostosas e nutritivas para cães e gatos. Ou seja, mesmo as sugestões abaixo irão fazer mal quando em excesso. Portanto, dê ao pet em quantidades módicas:
Abóbora
Recomendada por ser rica em fibras, auxiliando na digestão e na saúde intestinal. Além disso, contém vitaminas A, C e E, que fortalecem o sistema imunológico
Brócolis
Alimento que, de uma só vez, fornece antioxidantes, vitaminas (A, B1, B2, B6 e C), cálcio, ferro e potássio. É melhor quando servido cozido e sem tempero.
Carne bovina
Fonte de proteínas e gordura, tem a preferência sobretudo dos cães. Porém, deve passar por congelamento profilático, evitando a contaminação por micro-organismos.
Cenoura
Fonte de betacaroteno, cálcio e outras vitaminas A, C e K. Recomendada também porque ajuda a limpar os dentes e a desenvolver os músculos mastigatórios.
Maçã
A fruta possui vitaminas B, C e E, sem falar que é uma boa fonte de fibras. Para que o pet possa comer com toda tranquilidade, retire a casca, as sementes e o talo.
Melancia
É refrescante por conter bastante água, sendo perfeito para os dias de muito calor. Como se não bastasse, apresenta minerais e vitaminas A e C.
Morango
Benéfico por aumentar a imunidade e ter efeito anti-inflamatório, assim como rico em vitaminas A, B e C e apresentar poucas calorias.
Peixes
Indicados por fornecerem ácidos graxos do tipo ômega-3, especialmente salmão e sardinha, ajudando na saúde da pele e do pelo. Mas nunca forneça crus.
Um perigo para cães e gatos
O organismo de cães e gatos é diferente daquele visto nos humanos. Logo, também existem alimentos prejudiciais ao seu pet.
O chocolate, por exemplo, contém teobromina, que pode resultar em vômitos, diarréia, tremores e até convulsões. Já a cebola e alho danificam os glóbulos vermelhos, levando à anemia.
Uvas (naturais ou passas) podem causar insuficiência renal aguda. Álcool e cafeína afetam o sistema nervoso central e cardiovascular, com risco de sintomas graves e até morte.
Por isso é tão importante que cães e gatos tenham acompanhamento veterinário regular para garantir uma alimentação adequada e segura – além de saborosa.
Lembrando que cães e gatos saudáveis são cães e gatos felizes! Assinando a newsletter da Almanaque Pet, você recebe os melhores conteúdos sobre bem-estar animal.