Seu cão ou gato já é castrado? O procedimento vai além de impedir a reprodução, contribuindo para a saúde, para o comportamento do pet e até para problemas de saúde pública relacionados à animais abandonados.
Pois a Almanaque Pet explica a seguir tudo que você precisa saber sobre a castração de cães e gatos:
Benefícios para castração de cães e gatos
A castração de cães e gatos é indicada pelos resultados positivos em termos de:
Prevenção de doenças
Diminui significativamente o risco de câncer nos órgãos reprodutivos, como câncer de mama, próstata e testículos, além de evitar infecções uterinas em fêmeas.
Qualidade de vida
A castração contribui para uma vida mais saudável, auxiliando também no tratamento de doenças sem relação com o sistema reprodutor, a exemplo de diabetes e epilepsia.
Comportamento mais estável
Animais castrados tendem a apresentar menos comportamentos agressivos, menor tendência a marcar território com a urina e são menos propensos a fugir.
Controle populacional
A castração evita ninhadas indesejadas para tutores que não têm como zelar pelos filhotes. Em nível coletivo, contribui para a diminuição de animais abandonados nas ruas (e a respectiva propagação de doenças).
Quando realizar a castração?
Em primeiro lugar, é preciso frisar que não existe uma idade pré-definida para se proceder com a castração de cães e gatos.
Muitas vezes, acontece quando os pets ainda são filhotes – porém, é preciso se certificar de que tenham tomado todas as vacinas, prevenindo-se de possíveis contaminações do ambiente hospitalar.
Fora isso, outros fatores a se considerar são o porte e a maturação hormonal. De qualquer forma, é imprescindível seguir a recomendação do veterinário.
Como é feita a castração?
Como acontece com cirurgias em humanos, é preciso conferir previamente a saúde do paciente (o pet, nesse caso). Portanto, são feitos exames de sangue e cardiológicos, permitindo ao veterinário trabalhar com segurança.
Por sinal, a castração de cães e gatos não deve ocorrer em ambiente ambulatorial, mas sim hospitalar, com os profissionais e equipamentos exigidos. A presença de um anestesista é uma garantia de segurança e melhor recuperação posteriormente.
Nos machos é feita a retirada dos testículos, enquanto nas fêmeas ocorre uma incisão para remoção do útero e ovários. Assim, deixa de ocorrer a produção de hormônios sexuais – testosterona em machos e estrógeno e progesterona nas fêmeas.
Os cuidados do pós-operatório
É esperado que o pet retome seu comportamento habitual no segundo dia após a castração. Após 12 dias, o veterinário realiza uma avaliação, visando a retirada do curativo especial. Caso haja alguma intercorrência durante esse período, o tutor deve entrar em contato com o veterinário para analisar a situação e como proceder.
Durante esse período, é comum que o animal sinta sonolência, falta de apetite, incontinência urinária e vômitos. Provavelmente o veterinário irá prescrever medicamentos analgésicos e antibióticos.
A indicação é pelo uso de uma roupa cirúrgica ou pelo colar, para que impeça o animal de lamber o local da cirurgia.
A clínica veterinária Almanaque Pet atende a seu animal de estimação com todo profissionalismo e carinho. Agende um horário com nossa equipe para consultar a respeito da castração!