Os tutores já podem ter se deparado com seu cachorro comendo fezes. Tal comportamento, cujo nome técnico é coprofagia, não é normal, diferente do que alguns chegam a pensar. A seguir, você confere os riscos envolvidos, os motivos e como acabar com o problema.
Os perigos para um cachorro comendo fezes
Cachorros comendo fezes enfrentam vários riscos à saúde. O hábito pode levar à ingestão de parasitas intestinais, como vermes, além de bactérias e vírus que causam doenças graves.
Também há chance de problemas gastrointestinais, como diarreia e vômito, além de desencadear infecções causadas por protozoários (giardíase, por exemplo).
Por que você vê o cachorro comendo fezes?
Diversas explicações podem envolver o caso de um cachorro comendo fezes, entre elas:
Genética
Realmente, algumas raças tendem mais a apresentar esse tipo de comportamento, como Shih Tzu, Yorkshire, Spitz Alemão, Lhasa-Apso, Pug e Golden Retriever.
Deficiência nutricional
Uma alimentação adequada envolve a quantidade necessária de proteínas, minerais e vitaminas para o porte do cachorro. Quando a ração não cumpre esse papel, o instinto dos cães os leva a comer as fezes na tentativa de suprir a falta.
Alterações comportamentais
Sabia que emoções como estresse e tédio podem provocar cropofagia? O medo também é um fator desencadeante em cães que sofrem de maus tratos.
Outro ponto a se observar é se o animal passa muito tempo preso e não tem um local distinto para comer e fazer as suas necessidades.
Patologias
A presença de vermes no sistema intestinal costuma estar presente em um cachorro comendo fezes. Entre as demais causas, estão doenças gastrointestinais e a deficiência de enzimas. Insuficiência hepática, pancreatite, hipertireoidismo e carência de vitamina B1.
Como lidar com um cachorro comendo fezes?
Por conta da repulsa, alguns tutores se desesperam ao constatar seu cachorro comendo fezes. Mas vale lembrar que há estratégias próprias e eficazes para acabar com a coprofagia:
– Adestramento: ensinar comandos como “não” e “deixa” vai contribuir, reforçando o comportamento positivo com petiscos ou elogios quando o cachorro obedece.
– Dieta adequada: assegure-se de que seu cão está recebendo todos os nutrientes necessários. Como falado anteriormente, a coprofagia pode indicar deficiências nutricionais.
– Rotina regular de alimentação: mantenha horários fixos para alimentar seu cão e remova as fezes do ambiente imediatamente após a eliminação.
– Exercício e estímulo: ofereça brinquedos e jogos para evitar o tédio. Passeios regulares, então, vão contribuir muito para que o pet esteja emocionalmente saudável.
– Produtos repelentes: existem produtos específicos que podem ser aplicados nas fezes para torná-las menos atraentes ao cachorro, sobretudo no caso do cheiro.
– Visitas ao veterinário: caso o comportamento persista apesar de contínuos esforços, consulte um veterinário para descartar problemas de saúde subjacentes.
A Almanaque Pet reforça: atenção e carinho são essenciais para evitar problemas com o seu cachorro comendo fezes. Seu aumigo tem essa mania? Agende uma consulta!