O que é importante avaliar ao procurar por uma clínica veterinária de confiança
Você ainda não tem uma clínica veterinária de confiança para levar seu animal de estimação? Não se preocupe. A seguir, a Almanaque Pet listou pontos para você avaliar e fazer a sua escolha
1. Infraestrutura do espaço e equipamentos
Um ambiente limpo, organizado e com tecnologia de ponta faz toda a diferença no atendimento de um pet. A clínica deve dispor de salas adequadas para consultas, internações, cirurgias e exames; local separado e equipamentos próprios para armazenamento de medicamentos e vacinas; e até banheiros para os tutores e outras pessoas que circulam pelo local.
2. Qualificação dos veterinários e enfermeiros
Veterinários devem ser devidamente formados e habilitados para exercerem a profissão – inclusive, estando credenciados junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. Vale até conferir as especializações no atendimento a cada tipo de animal (cães, gatos, roedores, aves) ou ramo da veterinária (odontologia, nutrição, saúde do coração) e participações em congressos. E não deixe de checar também a qualificação dos enfermeiros.
3. Procedimentos e exames disponíveis
Uma clínica veterinária de qualidade deve oferecer uma ampla gama de procedimentos para cobrir as necessidades do animal em diferentes situações. No caso da Almanaque Pet, estão disponíveis exames de laboratório (hemograma, urina, parasitológico, funções renais, colesterol, glicemia) e exames de imagem (radiologia, ultrassonografia, ecocardiografia6). A disponibilidade desses serviços no mesmo local facilita bastante o processo de diagnóstico e tratamento.
4. Atendimento humanizado
O atendimento humanizado é um diferencial em questões de saúde – e claro que isso vale para os animais de estimação também. Avalie se há comunicação clara e empática com os tutores, além de um cuidado especial no manejo dos pets, respeitando suas particularidades e necessidades. Uma clínica que valoriza atenção e carinho garante que os tutores também se sintam acolhidos e seguros. Por sinal, o vínculo criado com a equipe pode, inclusive, contribuir para uma recuperação mais rápida do animal.
5. Referências de outras pessoas
Consultar as experiências de outros tutores que já utilizaram os serviços da clínica (principalmente pessoas que você conhece e confira) é uma forma eficaz de avaliar a qualidade do atendimento. Opiniões e relatos são um parecer a mais sobre a competência dos profissionais, a eficiência dos tratamentos e o nível de satisfação geral. Você pode até usar plataformas online para pesquisar a reputação da clínica.
6. Localização
Por fim, a localização é um fator que não deve ser subestimado. Uma clínica próxima à sua residência facilita o acesso quando forem necessárias visitas constantes para um tratamento ou em casos de emergência. Além do mais, a proximidade pode reduzir o estresse do animal durante o transporte. No entanto, também é preciso ficar de olho se os demais requisitos estão sendo devidamente cumpridos.
Lembre-se: a saúde e o bem-estar do seu animal de estimação merecem toda a atenção na hora de decidir onde ele será tratado. Então, marque as consultas na Almanaque Pet!