fbpx

10 cuidados essenciais com um cachorro filhote

Confira em que você precisa ter atenção para preservar o bem-estar do cãozinho
10 cuidados essenciais com um cachorro filhote

Vai passar a ter um cachorro filhote em casa, mas não sabe bem como lidar? A Almanaque Pet aborda a seguir os pontos mais importantes para que o novo amiguinho ou amiguinha seja bem recebido e todos vocês aproveitem:

1. Vacinação

Existe um protocolo de vacinação a ser seguido, estipulando o número de doses e o intervalo entre elas. Além das vacinas V8 e V10, que protegem contra uma série de doenças, também há imunizantes para gripe, giárdia e raiva.

2. Vermifugação

Tão importante quanto a vacinação, pois o filhote é muito frágil nos primeiros meses de vida. Também deve ser conduzida sob orientação de um veterinário, capaz de indicar o melhor medicamento, assim como a periodicidade correta.

3. Alimentação

Ao longo dos primeiros 30 dias de vida, o filhote se alimenta de leite, que pode ser materno ou especial – em hipótese alguma, deve tomar leite de vaca. A partir daí começa a ser adotada a ração, cuja quantidade varia conforme o porte do cachorro.

4. Higiene

Banhos só devem ocorrer após a vacinação inicial, mas não se esqueça de usar produtos específicos para cães. Orelhas e olhos devem ser limpos com frequência e pelo escovado para evitar que cresçam formando nós.

5. Ambiente

Nas primeiras semanas, a orientação é delimitar um cantinho próprio e relativamente reduzido para o filhote, de forma que ele se adapte aos poucos à rotina da casa. O local deve ser confortável, seguro, arejado e sem iluminação excessiva.

6. Adaptação

É natural que o filhote chore bastante nas primeiras noites no novo lar e os tutores precisam de paciência. As crianças devem ser orientadas a respeitar os momentos de sono do pet e o contato com outros animais da casa tem de ocorrer com cautela.

7. Xixi e cocô

Existem tapetes higiênicos que podem ser adotados enquanto o filhote ainda não tem controle sobre o local do xixi e cocô. Quando as necessidades forem feitas no lugar correto, recompense-o com petiscos e elogios como forma de educar.

8. Entretenimento

Filhotes são cheios de energia e brinquedinhos, assim como a companhia dos tutores, são necessários. Enquanto os dentes estão nascendo, é comum morderem bastante, mas o comportamento não deve ser incentivado – mesmo que não machuque ninguém.

9. Passeio

Deixar o ambiente de casa é recomendado apenas 15 dias após o encerramento do protocolo de vacinação. Para passear, use uma coleira com guia e evite todo tipo de contato com as fezes de outros animais pelo caminho.

10. Veterinário

Nunca é demais reforçar o quanto o acompanhamento especializado vai fazer a diferença no bem-estar do filhote. Mesmo que não haja qualquer tipo de doença, o veterinário irá dar dicas valiosas a serem adotadas no dia a dia com seu pet.

A Almanaque Pet é a clínica mais completa para atender seu amiguinho de quatro patas. Agente uma consulta e dê a ele o melhor cuidado!

Compartilhe